Social Icons

Pages

O que é Para-Para?


Parapara é uma dança japonesa popular solo.
Diferentemente de dança de clube e danças de festas rave, ela é mais específica, com movimentos predeterminados para cada música, e todos fazem os mesmos movimentos ao mesmo tempo, assim como dança sincronizada.

Acredita-se que o Parapara começou a existir na década de 1970, porém não tendo conseguido muito destaque fora do Japão até recentemente. Hoje, a dança Parapara é conhecida mundialmente, mas principalmente na Borda do Pacífico.

Seu nome veio de forma interessante. Muitos dizem que a dança foi criada porque os jovens estavam cansados dos movimentos e da música disco. Nesse período as boates estavam introduzindo um ritmo chamado “Eurobeat” que tinha uma batida mais rápida. Em cima disso começou a ficar mais difícil conciliar os movimentos das mãos com os do pé e assim começou a nascer uma dança que no futuro se chamaria “ParaPara”.

Essa foi uma das hipóteses que fez da dança um sucesso no Oriente. Começaram então a ser criadas as coreografias oficiais, denominadas “rotinas”. Alguns clubes de dança juntavam alguns dançarinos e gravavam em vídeo as rotinas para serem entregues na noite em que o clube tocava “Eurobeat”.Como no “break dance”, alguns jovens também se encontravam para fazer uma “disputa” de coreografias de ParaPara, e o nome começou a ficar popular, pois alguns jovens começaram a treinar e criar coisas em casa e os pais diziam: -“Lá vai o(a) garoto(a) dançar o ParaPara.”. O porquê do nome é que os japoneses, ao cantarolar as músicas, diziam “Parapaparapaparara”, semelhante ao ocidente “Lalalálala”.

Assim sendo a música começou a contagiar muitos artistas que faziam sua versão eurobeat para que criassem uma rotina pra música deles. Até esse ponto não havia meios de se encontrar as coreografias de ParaPara nas lojas. Nessa idéia começou a divulgação mundial da dança.
Algumas produtoras começaram a escolher grupos de dançarinos “profissionais” para lançar vídeos que todos podiam ter. No Japão, por exemplo, até figuras infantis conhecidas, como a Hello Kitty e a turma do Mickey dançam ParaPara. Então a dança começou a invadir o Ocidente devido ao crescente número de culturas introduzidas nos países do Ocidente


Comentários