Social Icons

Pages

Detalhes de Lightning Returns, a nova sequência de Final Fantasy XIII


Pois é gente. A protagonista mais linda e marrenta de Final Fantasy vai voltar. Mais determinada, mais forte, e, quem sabe, mais bonita, o que ainda não dá pra ter certeza já que a Square não quer divulgar as novas imagens da velha heroína. Porém, através de informações reveladas no site oficial e nas traduções da entrevista da revista Famitsu com os desenvolvedores, já dá pra ter várias informações sobre o novo jogo.
Lembrando, tem SPOILERS de Final Fantasy XIII-2
O último jogo foi concluído com o DLC (Downloadable content) “Lightning’s Story: Requiem of the Goddess”. Pra quem quiser dar uma olhada, seguem os CGIs em inglês com um pouquinho de gameplay.
Voltando à Lightning Returns No site oficial, tem essse vídeo GIGANTE de meia hora, que é uma apresentação especial da Square exibindo diversas palestras dos criadores do game.
Resumo da ópera.
O vídeo começa com uma pegada filosófica do produtor Yoshinori Kitase, comparando Final Fantasy a um cristal. Segundo ele, a forma geométrica do cristal nunca muda mas as cores refletidas em seu brilho mudam constantemente. “Um objeto que não muda, mas muda o tempo todo. Final Fantasy e o cristal compartilham as mesmas qualidades”
Em seguida, o diretor Motomu Toriyama se foca nos dois principais conceitos do jogo.
O primeiro é Lightnint Returns. Toriyama enche bola da Lightning afirmando que “Ela não é apenas a protagonista de Final Fantasy XIII, mas a cara da Square Enix. Você pode até mesmo dizer que ela é um ícone dos jogos japoneses atuais”.
Nessa nova sequência ela vai estar mais forte do nunca enfrentado sua batalha final.
O segundo conceito, World Driven, é uma ideia única e original. Achei a explicação do vídeo meio confusa mas a entrevista da Famitsu esclarece melhor. “Final Fantasy XIII era amarrado pela história e pode ser chamado “Story Driven”. XIII-2 era conduzido pelas escolhas do jogador e pode ser dito como “Player Driven”. O mundo de Lightning Returns muda a todo instante dependendo das ações do jogador. É isso o que queremos dizer com “World Driven”.
Esse conceito também tem um “significado oculto” que seria uma “conexão entre o nosso mundo, e o mundo de Final Fantasy XIII, com dispositivos que irão permitir o contato entre os jogadores. Toryiama garantiu atualizar frequentemente a página do Facebook e o site do jogo.
O game designer Yuji Abe explicou que, pelo termo “mundo” ser muito genérico, eles usaram nesse Final Fantasy um conceito americano chamado Doomsday Clock.
No vídeo dá pra entender melhor, mas é mais ou menos assim. Imagine um relógio comum. Meia noite significaria o fim do mundo. Os ponteiros do relógio podem avançar ou retroceder de acordo com os eventos globais que ocorram.
Na Famitsu, Abe detalha que cada dia no jogo será equivalente à duas horas no mundo real. Lightning terá 13 dias para salvar o mundo. Combater inimigos e finalizar quests pode atrasar sua destruição. A cidade terá relógios em todo o lugar, mostrando o tempo disponível.
Haverá possibilidade de customização das roupas e das armas da Lightning, o que afetarão diretamente nas batalhas e nas habilidades da personagem.
Isamu Kamikokuryou, diretor de arte, deu uma descrição do mundo onde se passará o jogo, Novus Partus, composto por quatro ilhas no Mar do Caos. Sua maior metrópole é Luxerion, a cidade da luz. De forma geral, a cidade terá um estilo gótico e mecânico, mas com áreas de estilo medieval, outras mais furutista. Além de favelas.
Foi um discurso mais curtinho, onde houve mais exposições de imagens.
Quem viu o vídeo provavelmente ficou curiosíssimo com a pintura misteriosa do final. Mas alegrem-se, já foi divulgada! \o/
Ele enfatizaram que esta é a última aventura da Lightning e que ela estará sozinha dessa vez. Mesmo assim, Toryama afirmou na Famitsu “Não posso dar detalhes ainda, mas os personagens principais dos jogos anteriores farão aparições.” As pessoas de XIII-2 não morreram, mas devido aos efeitos do caos elas não envelhecem mais.
Apesar das influência de suas ações no jogo, ele terá apenas um final único e feliz. A não ser que seu o tempo acabe, resultando na destruição do mundo.
Adoro a Lightning, e as inovações da Square empolgam, mas espero sinceramente que eles cumpram a promessa e dêem um fim definitivo à história dela com esse jogo. Ficar insistindo nas sequências do XIII podem mais desgastar a imagem dela do que beneficiar. Além disso, a empresa está devendo o Versus XIII a muito tempo.
Acredito que eles estejam lançando todos esses jogos para a vibe da Lightning não “esfriar”, mas espero que com o apelo dos fãs, eles possam rever suas prioridades.

Comentários